quinta-feira, 18 de março de 2010

o desmame

bom, pra começar, vou falar de uma situação muito atual pra mim, que é o desmame.

nunca tinha me preocupado muito com isso, sempre acreditei que ia ser muito tranquilo e tal. sempre via, nas várias comunidades de mães que visito, muitos tópicos de mães desesperadas porque o bebê não queria largar o peito, chorava, se descabelava e ela não sabia como agir. também vi muitas falando sobre pediatra que recomendava desmame gradual, outros que diziam que tinha que ser radical, etc. por incrível que pareça, mesmo tendo um bebê de quase seis meses que mamava exclusivamente no peito, nunca abri um tópico desses, nunca li o que elas diziam, nunca procurei mais informações e nem com a pediatra dele eu discuti isso: sempre tive na minha cabeça que eu ia dar os seis meses de exclusividade para o leite materno e, no dia seguinte ao "aniversário" de seis meses do igor, ele ia acordar com a mamadeira na boca e pronto.

pra começar, quero dizer que, quanto ao bebê, realmente, não estou tendo qualquer tipo de problema. pra ele, parece que nada aconteceu e que ele sempre mamou na mamadeira, leite em pó e nunca na vida soube o que era um peito na boca. aliás, minto... ele só aceita bem se for mamadeira com big bico ortodôntico. se for bico universal ou mesmo o ortodôntico normal, ele não toma nada. tenho 100% de certeza de que isso se deve à semelhança entre o big bico e o seio, claro. ok, eu tinha comprado várias mamadeiras normais, que já estavam devidamente esterilizadas e fora de suas caixas e, portanto, não puderam ser trocadas. mas... não podia deixar a criança com fome, então... lá fui eu comprar a mesma quantidade de mamadeiras big. por isso, ficadica: compre uma de cada tipo e vá testando até descobrir a que o seu bebê mais gosta. então, você faz uma coleção (uma pra leite, uma pra suco, uma pra água e mais duas reservas, pro caso de não ter tido tempo de esterilizar entre uma mamada e outra - sim, isso acontece com frequência, mamadeiras não se lavam sozinhas, não sabem o caminho do fogo e não aparecem magicamente limpas e secas dentro do depósito).

voltando à vaca fria... o que ninguém me disse antes foi que, mesmo o bebê já estando ansioso pelo desmame (caso do igor, que não se saciava mais com o leite materno), seu peito simplesmente não seca de uma hora pra outra!! se, antes do dia que ele completou seis meses, os seios pareciam murchos e a produção de leite parecia estar a um passo de parar completamente, no exato dia em que ele não mamou mais, os seios enlouqueceram a produzir, incharam, ficaram duros e eu tive que colocar o menino no peito de 6 em 6horas pra não deixar empedrar, ter mastite e tal. aquilo foi uma loucura!! eu toda preparada pra dar as mil e uma frutinhas e sopinhas que a pediatra recomendou e o menino tendo que mamar pra aliviar a dor que eu estava sentindo nos seios enormes e cheios de leite.

o bom foi que, no começo, a criança tem dificuldade de comer frutas e sopas, não sabe engolir direito e acaba perdendo a paciência (ou tirando a nossa) antes de ficar saciada. então, eu dava o peito pra complementar a alimentação dele e me aliviava. por outro lado, ficava com medo de, continuando o estímulo através da sucção, o leite nunca secar. mas não aconteceu isso. hoje, estamos no décimo segundo dia e eu já consigo dar intervalos de 15, 16horas entre as mamadas sem ficar com dor nos seios. amanhã vou passar o dia fora e creio que ele só vai mamar depois de 24h decorridas de sua última mamada, hoje à tarde.

então, lembre: desmame = paciência. se seu filho for mais fã do peito, você vai ter que ter calma com a criança e as necessidades dela. se não, também não fique toda satisfeita achando que tirou a sorte grande, não, porque você vai precisar da mesma calma e força de vontade para lidar com seu corpo e o tempo que ele vai levar pra entender que não precisa mais fabricar leite, que seus tempos de vaquinha acabaram e que tudo o que você quer na vida é usar um sutiã bonito, rendado, colorido e que não lembre aqueles horrendos sutiãs de amamentação!

Um comentário:

  1. hehhehhe
    fiquei aqui imaginando timtim por timtim vc ai se matando com suas ideias na cachola pra decidir o q fazer ou não.
    no mais, acho q vc tem lidado bem com a situação...
    e pra variar... cada um reage d uma maneira, né? pode ser q o próximo bb seja totalmente diferente....

    amotu
    bjo

    ResponderExcluir