sábado, 20 de março de 2010

sem receita

uma coisa que sempre acontece com toda grávida ou mãe de primeira viagem, inevitavelmente, é o aconselhamento involuntário. ninguém espera que você pergunte a opinião, não perguntam se você está interessada em saber sobre determinado assunto ou se tem dúvidas quanto a algum ponto da criação ou educação do seu filho. simplesmente, qualquer pessoa que chegue perto de você, tenha ou não essa pessoa já tido/criado/educado seus próprios rebentos, PRECISA te dizer uma coisa importantíssima sobre os bebês.

é tanta receita que as pessoas passam, que você acaba ficando com algumas coisas na cabeça, não tem como evitar. eu, confesso, sou cabeça dura e tenho feito com o igor aquilo que acredito que é o certo e não o que ensinam os manuais que, hoje em dia, viraram as bíblias das mães. costumo não dar o menor crédito às informações que estão ali, inclusive e sobretudo porque me acho altamente bem educada (e modesta, como se pode ver, heheheeh) e minha mãe nunca se guiou por esses tais "nana nenê", "encantadora de bebês", etc, até porque não existiam na época dela.

hoje em dia, a palavra rotina é o pretinho básico da educação infantil. em toda roda de mãe que se preze, o assunto gira em torno da rotina de cada bebê, que as mães insistem em contar umas pras outras na maior empolgação. eu nunca procurei estabelecer e até hoje não sei exatamente qual é a rotina do igor, se é que ele tem. ele acorda sempre às 5h, 5h30, no máximo. ele come e toma banho de sol, depois um banho. daí pra frente, alimento de 3 em 3horas, mais ou menos e vou seguindo o ritmo dele. se está com sono, dorme. se está calor, dou banho de novo... e assim o dia passa. no final da tarde, sempre rola um passeio, seja na pracinha, seja na calçada. mas nunca cronometrei nada, nunca determinei quantos banhos ele toma por dia ou quantos cochilos ele tira. mesmo assim, igor meio que criou a rotina dele e costuma fazer mais ou menos as mesmas coisas todos os dias. também, se ele não faz, não me estresso.

o mesmo aconteceu em relação ao sono da noite. desde que ele nasceu, ele tem o hábito de adormecer perto de 17 ou 18h. até completar seis meses e começar a se alimentar de todas as outras coisas além do leite materno, ele sempre acordou pelo menos uma vez por noite, tendo havido noites em que ele acordou de 2 em 2horas. calmamente, eu ia lá, dava o peito e ele voltava a dormir. nessa coisa, eu desobedeci e desafiei, inclusive, a pediatra dele, que insistia em dizer que ele acordava pelo costume, não por fome e que eu estava criando um mau hábito que ia me dar muito trabalho pra eliminar no futuro. costume, né? aham... assim que o coitadinho começou a comer coisas de mais "sustança", como se diz, as noites aqui são de silêncio e calmaria. ele dorme às 19h, no máximo e só acorda às 5h do dia seguinte.

por fim, a mais básica das recomendações: acostume seu filho a ficar no berço, no carrinho, no cercado, porque, se você ficar com ele no colo muito tempo, ele vai ficar sempre querendo ficar em cima de você, vai chorar quando o deixar no berço por alguns instantes e você nunca mais vai ter paz na sua vida. uníssono. meu argumento era que, depois de aprender a engatinhar, ele não mais ia querer ficar no colo e eu ia sentir muitas saudades do tempo em que ele era um bebê e eu poderia ficar com ele bem juntinho a mim. e todas me diziam que eu ia me arrepender. e muito antes dos seis meses, ele adorava ficar no carrinho, no cercadinho, no chão e em cima da cama, brincando sozinho, apenas com a nossa companhia, mas sem colo...

é claro que ter desafiado esses mandamentos me deixou com um pouco de receio de, mais pra frente, me arrepender e não ter como voltar atrás. sei que, em alguns pontos, eu posso vir a perceber que deveria ter feito diferente, que o acostumei mal e tal, mas... até agora, o que tenho a dizer é que as receitas são inaplicáveis, os bebês são muito mais plásticos do que o que os livros ensinam e o que funciona num dia não funciona mais depois de uma semana ou um dia. então, estou achando ótimo levar isso sem receita, sem fórmula. com paciência, amor e dedicação, espero que ele se sinta livre pra ser do jeito que é.

3 comentários:

  1. Isso só prova que criar filho não tem receita. A gente agradece as orientações e também passa adiante nossas experiências, mas sou da teoria de que cada filho é um filho. Não é porque com um deu certo que com o outro vai dar, também. João Gabriel também nunca teve rotina estabelecida, e hoje, ele mesmo faz a dele. :)

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post seu, é realmente verdadeiro o q vc escreveu eu sempre ouço tantas "ajudas" sem ao menos pedir, tbm penso como vc, é tão gostoso essa fase de ficar no colinho, com eles bem proximos, mas todos dizem, não faz isso, vc vai se arrepender depois, aff... agora q li seu post posso ver q nem sempre os babys ficam mal acostumados, e afinal qdo estiverem maiores sentiremos falta dessa fase

    ResponderExcluir