sábado, 3 de abril de 2010

o sono

"durma, porque depois que o bebê nascer, nunca mais você vai dormir!!"
essa frase é uma das que as grávidas mais escutam. aliás, toda mãe que se preze tem que reclamar do cansaço, do sono acumulado, seja pra quem for. como meu irmão mais velho teve um problema logo que nasceu (hoje acreditamos que era intolerância à lactose), minha mãe sempre diz que ele passou 4meses chorando a noite inteira e que ela passou esses mesmos 4meses sem dormir. exageros à parte, o fato é que, com a chegada do bebê, as noites (e os dias!) nunca mais são as mesmas.

comigo, aconteceu que, nas oito primeiras noites depois do nascimento do igor, eu simplesmente não conseguia dormir, de tão excitada que fiquei com o fato de ter um bebê meu, de ter realizado o sonho de uma vida inteira e ter, enfim, me tornado mãe. na verdade, depois do parto, eu fiquei muito alterada, de tanta alegria. não conseguia controlar a verborragia, gesticulava muito e estava mais elétrica do que sempre fui.

fora isso, houve noites em que eu tive que ficar acordada com o igor, porque ele mamava muitas vezes, porque ele chorava com frio/calor (foi difícil entender o termostato dele) ou por qualquer outro motivo. sim, houve. também houve noites em que ele dormiu a noite inteirinha, mas eu acordei e levantei de hora em hora para ir até o berço checar se estava tudo bem com ele. sim, houve.

de modo geral, no entanto, desde que ele nasceu, assim que minha euforia foi contida e eu sosseguei, 8dias depois do parto, eu durmo, sim. não de forma ininterrupta e despreocupada, não sem hora pra acordar, mas há noites em que consigo dormir 4, 5h seguidas. levanto, olho se ele está bem e volto pra cama. durmo mais 2 ou 3h e, aí, sim, acordo para ver o sorriso mais lindo do mundo e o dia começa. outras noites, ele chora, eu tenho que alimentá-lo, ou dar remédio para gases ou abrir a casa e ir com ele até a varanda, balançar na rede para que ele volte a dormir. isso dura mais ou menos uma hora ou duas. cansa muito. há noites em que fico cochilando com ele no colo, enquanto ele toma a mamadeira. mas não é como me diziam: "NUNCA MAIS DORMIR". e, se tende a melhorar, creio que, em breve, vou estar dormindo mais ainda. e que vou dormir cada vez melhor, até o dia em que ele sair à noite pela primeira vez. com ele em casa, mesmo que tendo que levantar de vez em quando para atender a alguma de suas necessidades, consigo o descanso necessário para o meu dia seguinte. mas depois que ele ganhar o mundo com as próprias pernas, com certeza, viverei preocupada.

então, pessoas, digam às grávidas: aproveite a tranquilidade, porque, depois de ter filhos, você nunca mais vai saber o que é viver despreocupada. dormindo ou acordada, num mundo cheio de violência, drogas e outras mazelas sociais, acredito que a maioria das mães trocaria, feliz, duas ou três horas e até mesmo a noite inteira de sono pela certeza de que seu filho está bem, no quarto ao lado ou em qualquer outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário