domingo, 11 de abril de 2010

"não tenho paciência pra televisão..."

sempre adorei esse verso dos tribalistas. diz muito sobre a minha relação com a televisão, com os programar de televisão e com a atitude de ficar parado diante de um monitor qualquer, vendo qualquer tipo de video. porque minha restrição se estende também a filmes e vídeos do youtube, por exemplo.

desnecessário dizer que eu sempre falava que não ia deixar meu filho ver televisão, pelo menos até ele ter idade suficiente pra saber filtrar alguma coisa e pra não se viciar. porque é muito raro encontrar alguma coisa que preste, hoje em dia, pra se ver na tv, porque eu acho que uma criança tem muito mais atividades interessantes e saudáveis, como ler, brincar de bola, de bila, de lego, de uma série de coisas mais instrutivas e ativas do que a paralisia e passividade da atitude telespectativa.

com certeza, você e todos os leitores desse blog, a essa altura da leitura já adivinharam o desfecho da história, né? mas, com certeza, ninguém tem ideia do quanto eu me sinto, hoje, satisfeita por ter aberto mão do meu posicionamento anterior. e é só por isso que estou escrevendo esse post. para dizer às mães contrárias à televisão, como eu, que existe, sim, tanto em dvd como na tv por assinatura, uma programação boa para os bebês. programas que ensinam, que entretem e que fazem com que a criança se desenvolva mais.

claro, a disciplina, o limite, o bom senso não ficam dispensados de aplicação. o igor não fica mais do que uma hora por dia vendo tv. eu disse por dia. eu diluo esse tempo em 3 ou 4 vezes. xuxa só para baixinhos, baby tv, patati patatá, galinha pintadinha, balão mágico... ele adora as músicas.

e para quem, como eu, tem que submeter a criança a longas viagens de carro, indico demais o aparelho de dvd da tec toy, que você adapta no banco do carro, defronte à cadeirinha do bebê. com ele, o igor vai de fortaleza pra mossoró e volta, sem dar um pingo de trabalho. é a exceção ao limite de uma hora por dia.

por fim, um alerta: reserve um tempo para que você ouça suas músicas prediletas. caso contrário, você vai ficar como eu: martelando "bum bum, como é bom ser lelé" o dia inteiro na cachola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário