quinta-feira, 29 de abril de 2010

o primeiro aniversário

nesse assunto aqui, eu tô mordendo a língua com toda a força!

sempre, desde que eu me lembro de mim mesma, eu critiquei aniversário de criança comemorado em buffet, com toda a pompa e circunstância, com gastos astronômicos e tudo mais.

porque eu acho que a criança ainda não entende nada do que está acontecendo em volta, porque eu acho que ela ainda não tem amigos pra serem convidados e a festa acaba sendo muito mais para os adultos do que para as crianças, porque os temas de festa ainda não são compreendidos pela criança, que não escolhe nada, porque todos os meus aniversários sempre foram comemorados em casa, porque, porque e porque. mil razões.

então, é claro que eu sempre pensei em comemorar o primeiro ano de vida do igor em casa, com um bolo e uns salgadinhos, docinhos e lembrancinhas que eu mesma ia fazer. uma coisa bem low profile e intimista, totalmente compatível com a idadezinha dele e o meu pensamento.

pois é. pensei. calculei. pesquisei. cotei. me ferrei.

tendo meu filho nascido em setembro e sendo esse ano eleitoral, minha vida vai estar uma correria sem tamanho na época do aniversário dele, o que dificulta muito o tom "feito por mim" que eu queria que a festinha dele tivesse.

não tenho a menor condição de receber, em casa, a quantidade de gente que precisa ser convidada pra essa festa. mesmo reduzindo, enxugando, cortando daqui e dacolá, a lista simplesmente se recusa a contar menos de 90 convidados, entre mães, filhos, babás etc. minha família é grande, a do victor também. mas a minha, pelo menos, é toda intrigada. a dele, além de enooooorme, ainda tem a desfaçatez de ser unida. aí, já viu. chamou um, tem que chamar todo mundo!

além disso, as coisas estão muito caras. comparando o orçamento que o buffet me deu com os orçamentos da festa em casa, a única diferença é que eu ia morrer de ter trabalho e preocupação. só. fazer uma festa em casa, hoje em dia, não significa economia, a não ser que você seja muito prendada e consiga cozinhar tudo o que as pessoas vão comer, tenha mesas e cadeiras pra todo mundo e a mesma infinidade de taças, copos, pratos, talheres, toalhas de mesa, empregados e ajudantes.

comecei a pagar a festa dele em março, pedi pra parcelar até a semana antes do evento e ainda tive que ouvir da gerente do buffet que o valor era "tão-pouquinho". só se gerente de buffet agora ganha tão bem assim. pra mim, uma festa que vai custar 1/3 do meu salário, é cara o suficiente para ser parcelada em muitas vezes. e é porque eu mandei cortar os 6000 balões extras que ela queria incluir no pacote "pra-ficar-tudo-bem-bonito-e-colorido" e não vai ter bebida alcóolica, afinal, a festa é infantil.

com os quatro filhos que eu desejo ter, se eu for entrar na onda do que eles tentam nos empurrar, cientes da vulnerabilidade das mães diante dos olhos brilhantes de uma criança, daqui a pouco, todo ano eu deixo o valor de um carro (não popular) na mão dos buffets, só pra comemorar aniversário.

e, na boa, eu prefiro uma festa mais simples e uma vida mais confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário